Os passageiros da TAP (Transportes Aéreos Portugueses) têm o direito de reclamar uma compensação de até 52 milhões de euros devido a atrasos e cancelamentos de voos em 2024. A TAP lidera a lista de companhias aéreas com o maior número de voos afetados por disrupções, refletindo o impacto negativo nas viagens de muitos passageiros que partiram de Portugal. No total, mais de 630 mil passageiros que viajaram a partir do país em 2024 têm direito a uma compensação global de 252 milhões de euros.
Essas compensações estão previstas por regulamentações da União Europeia, que estabelecem que os passageiros têm direito a serem reembolsados ou compensados caso seus voos sejam cancelados ou sofram atrasos significativos, dependendo das circunstâncias. A TAP, devido ao alto número de disrupções nos seus voos, acaba por ser a companhia aérea que mais deve responder a essas solicitações.
Os passageiros afetados podem solicitar compensações financeiras, que variam dependendo da duração do atraso e da distância do voo. Além disso, em caso de cancelamento, as pessoas também têm direito a uma alternativa de transporte ou reembolso do bilhete. A TAP, por sua vez, tem sido alvo de críticas pela falta de comunicação eficiente e pela gestão inadequada de disrupções, o que tem levado muitos passageiros a recorrerem a esse tipo de compensação.
As reclamações podem ser feitas diretamente à companhia aérea ou, caso não sejam resolvidas, através das autoridades competentes ou entidades de resolução de litígios. A TAP e outras companhias aéreas devem atender a essas demandas, ou poderão ser obrigadas a pagar essas compensações, além de eventuais penalidades.
Para mais informações ou para formalizar a sua reclamação, os passageiros podem entrar em contacto através do e-mail: info@direitos.pt